Programa

 

                    

 

 

          

 

FACULDADE DE LETRAS - UNIVERSIDADE DE LISBOA 

 

quinta–feira | Thursday  21 | 11 | 2013

 

 

 

 

9h00–9h30

Acolhimento |  Reception

 

REITORIA (Salão Nobre)

9h20–9h30

Sessão de Abertura | Opening session

9h30–10h30

Conferência plenária |  Plenary Session

                                                                                                

Krištof Jacek Kozak

Tragedy as the positional vector of the new world

 

10h30–10h50

Pausa para café | Coffee Break

 

 


 

 

SALA A (D. Pedro V)

SALA B (Sala 5. 2)

SALA C (sala 1 Dep. Est. Clássicos)

SALA D (Sala de Video)

10h50–11h50

 

 

Mick Greer – Satyrical cyclops: Joyce invites Euripides to “come along to Barney Kierman’s”

 

 

Patrícia Lourenço – Deformar e transformar a tradição: a recepção da Oresteia em As Benevolentes, de Jonathan Littell

Silvina Pereira  Garrett – uma cadeira em S. Bento

 

 

 

Ana Bigotte Vieira – Isto assim não se aguenta! Será que a gente se safa?

Eszter Katona – Importancia de los teatros ambulantes en la vida cultural de la Segunda República española

 

 Claudio Castro FilhoLa nueva manera espiritualista: teatralidade e estética libertária no último Lorca

Tatjana Manojlović  – Prometheus' evolutionary tree in Portuguese dramaturgy

 

 

Rui Teigão – Do Miserere ao Nome de Deus – um percurso espiritual com o Teatro da Cornucópia

 

12h00–13h00

 

Cassiano Sydow Quilici – As “escritas de si” e o artista cênico contemporâneo

 

 

 

Nara Waldemar Keiserman – Para uma pedagogia da espiritualidade poética, o corpo infinito

Sofia Frade –Ajax: Athens’s tragedy and justice

 

 

 

 

José Pedro Serra – Violência e persuasão: poder e fragilidade da palavra

 

Maria Helena Werneck – Miniaturas de poder e profanações na dramaturgia brasileira contemporânea

 

 

 Marcelo Sousa Brito – Fazer e acontecer: o poder do teatro no cotidiano das cidades

Márcia Regina Rodrigues – Teatro do absurdo e teatro épico: renovação, hibridismo e divergência na dramaturgia portuguesa dos anos de 1960

 

Joana d’Eça Leal – As regras do jogo: critérios da censura ao teatro

 

 

13h00–14h45

Almoço | Lunch

 

 

14h45–16h15

 

 

 

 

Maria Luísa Resende – Ájax, a queda de um herói

 

 

 

Jaroslav Danes – Ἀμηχανία in Euripides᾽ Heraclidae

 

 

 

 

 

 

Paulo Matos – A presença e a voz dos deuses na tragédia grega como instrumento do poder político

Christine Resche – Le pouvoir de la voix théâtrale et opératique ou l'art de maîtriser le temps

 

 

Marcus Mota – Dramaturgia, música e poder: construção da recepção em David, de Marcus Mota e Hugo Rodas

 

 

 

 

 

Katrin Stöck – Portuguese musical theatre as post–dramatic theatre: Structures and examples

Valeria Cimmieri – Il topos del matrimonio nella tragedia italiana cinquecentesca: per un’analisi del rapporto fra teatro e politica

 

Blanca Santos de la Morena & Manuel Piqueras Flores – Relaciones de amor entre desiguales en la comedia palatina de Lope de Vega: los casos de El mayordomo de la duquesa de Amalfi y El perro del hortelano

 

Helena Reis Silva – Representações de classe no teatro português de Quinhentos

 

Marco Menin – “C’est la faute à Molière”: Rousseau e Marmontel lettori del Misanthrope

 

 

Julien Perrier-Chartrand – L’institution des règles dans le théâtre classique français : l’enjeu politique d’une esthétique normalisée

 

 

 

 

Ana Clara Santos – Voix légitimes du pouvoir politique du Grand Siècle: de la Régence à la tragédie classique

 

16h30–17h30

 

Cleilson Queiroz Lopes – Sobre as relações de poder, as palavras mergulham nos corpos: um procedimento de representação aplicado ao PIBID de teatro

 

Nadia Foisil – L’homme qui a plus de savoir rencontre  l’homme qui a plus de temperament

 

Gnénébelougo Silué – L’esthétique dramatique de la gestion du pouvoir politique dans Havouo et Koiméa ou les voies divergentes

 

 Rosa Branca Figueiredo – O teatro como espaço de representação do poder: a arena de Wole Soyinka

 

Leonor Martins Coelho – Teatro de operações disfóricas pela mão de José Viale Moutinho

 

 

 

Mónica Molanes Rial – “El teatro es un arte político”. El teatro de Juan Mayorga y su recepción en Portugal

Marija Paprašarovski – L’amour en état de panique: esthétique et pouvoir dans l'écriture scénique de l'auteure croate Ivana Sajko

 

 

Cláudia Figueiredo – Da produção à criação: o teatro como forma de emancipação do proletariado urbano do início do século XX

17h30–17h50

Pausa para café | Coffee Break

 

ANFITEATRO 2

18h00–19h00

 

Piedad Bolaños Donoso, José Camões, Vicente Palacios, Mercedes de los Reyes Peña, Juan Ruesga

 

 

 

Apresentação do video O Pátio das Arcas de Lisboa

(reconstituição virtual de um teatro dos sécs. XVII e XVIII)

Launching of the video O Pátio das Arcas de Lisboa

(virtual reconstruction of a 17th -18th century playhouse)

 


 

 

sexta–feira | Friday  22 | 11 | 2013

 

 

SALA A (D. Pedro V)

SALA B (sala 5. 2)

SALA C (sala 1, Dep. Est. Clássicos)

SALA D (Sala de Video)

09h00–10h30

 

 

Alessandro ZironiDie Nibelungen by Moritz Rinke: a rite for new Germans

 

 

Rui Pina Coelho – Irresistível violência: a representação da violência na dramaturgia do pós–Segunda Guerra Mundial

 

Marie Pecorari – Incorporating History in contemporary American drama

Paula Magalhães – Teatro de feira: entre a prática e a representação

 

 

 Geneviève de Viveiros – Les références culturelles et politiques dans le théâtre d’Eugène Labiche

 

 Bruno Miguel Henriques – Um proteccionismo que não regula bem: a intervenção do estado na economia teatral oitocentista

Monika Gurgul– Il potere e l’individuo nel teatro di Pier Paolo Pasolini

 

 

 Sarah Jacoba – Paradigmes et prestation: le pouvoir du Nom dans le (méta)théâtre de Jean Genet

 

 Bruno Schiappa – Moral, repressão e costumes – consequências na formação e performance do ator português

Jean-Paul Giústi  Arqueologia de uma violência:O Rei da Vela, de Oswald de Andrade

 

 

Pedro Fragelli – Teatro e revolução no Brasil: Café, de Mário de Andrade

 

  

Jacqueline Penjon – Sociologia e dramaturgia: A Moratória, de Jorge Andrade

 

 

 

 

 

 

10h40–11h40

 

 

 

 

Massimiliano Bampi – The Presence of the past: ideology and  royal power in Strindberg’s play Folkungasagan

  

Bruno Henriques – A Especulação da Alma Própria e Alheia em John Gabriel Borkman de Henrik Ibsen

Marta Brites Rosa – Matronas portuguesas: o elogio da mulher ausente

 

 

Rita de Azevedo – A estética feminina e o poder masculino na tragédia Osmía (1788) de Teresa Melo Breyner

 

 

Defne Çizakça – The Stage of Riots: Turkish nationalism on an Armenian stage

 

 

Barbara Minczewa – Mondi (im)possibili. La fantascienza e il teatro impegnato polacco

Lena Oetzel – “I am Richard II” – theatrical criticism of Elizabeth I (1558–1603)

 

 

Domenico Lovascio – ‘[A]ll our lives upon ones lippes depend’: Caesar as a Tyrannus Ex Parte Exercitii in William Alexander’s Julius Caesar

 

 

11h40–12h00

Pausa para café | Coffee Break

12h00–13h00

 

 

Sessão plenária |  Plenary Session

 

REITORIA (Salão Nobre) 

 

Paulo Filipe Monteiro

De Frínico a Viegas: os trabalhos do poder para controlar o poder do teatro

e

António Lagarto

A cidade como teatro do poder

 

13h00–14h45

Almoço | Lunch

 

 

14h45–16h15

 

Anne-Marie Le Baillif – Côté cour, côté jardin, le théâtre permanent support ou contestation du pouvoir en Italie à la fin du XVIème siècle.

 

Rita Martins – A Casa da Ópera do Bairro Alto: Redes Sociais na Lisboa Pombalina

 

 

 

 

 

Pedro Miguel Gomes Januário, Mário Say Ming Kong, Maria João Pereira Neto – Os Galli Bibiena: entre a afirmação estética e o serviço ao poder

Henrique Miguel Carvalho – Mentiras sem medida: teatro e justiça em Platão

 

 

 

Filipa Freitas – O conceito de farsa na Repetição de Søren Kierkegaard

 

 

 

 

 

Eduardo Ganilho – Expressão do trágico em The Omen of the Eagle

 

 

 Júlio Martín da Fonseca – Barioná: quando o teatro é liberdade

 

 

 

Diego Santos Sánchez – Estética y poder en escena: los aparatos teatrales de Estado

 

 

 

 

 

Mariana Marcondes Braga – O Teatro e a Estética do Oprimido – O ser humano como “ser artista” contra a opressão social

Maria Carneiro – Hotel Pro Forma – a theatre company that came in from the cold

 

 

 

Laurianne Perzo– Les esthétiques de l'engagement dans le théâtre jeune public: La création dramatique contemporaine pour la jeunesse à la rencontre du théâtre de Brecht

 

Klaas Tindemans – The dramaturgy of the law: legal structures and performative strategie

16h15–16h45

Pausa para café | Coffee Break

16h45–17h45

 

 

Conferência plenária |  Plenary Session

 

ANFITEATRO 1

 

Arlete Cavaliere

A cena russa contemporânea: estética e poder

 

 

20h00

Jantar | Dinner


 

 

 

 

Sábado | Saturday 23 | 11 | 2013

 

 

SALA A (D. Pedro V)

SALA B (Sala 5. 2)

SALA C (Sala 1, Dep. Est. Clássicos)

9h30–11h00

 

 

José Pedro Sousa – Teatro e Poder: A Restauração de 1640 na dramaturgia de autores portugueses do séc. XVII

 

Manuel Calderón Calderón – Las comedias de Enríquez Gómez entre la Restauración portuguesa y la de la Monarquía Hispánica

 

 

Carlos Junior Gontijo Rosa – Ode aos Filipes em Lope de Vega

Ana Isabel VasconcelosZilda, de Alfredo Cortez: uma pedrada no charco?

 

 

Maria João Castro – A estética politizante na dança teatral de Verde Gaio

 

 

 

Andreia Brito Silva – “Vasco Morgado apresenta” : reflexão sobre a estética e os recursos das produções teatrais de Vasco Morgado

Chaibou Dan–Inna – Derision et satire politique  dans  le theatre de Tchicaya U’Tamsi

 

Chantale CeneriniLi Rvinant du franco–manitobain Rhéal Cenerini: une expression de l’identité métisse

 

 

Boualem TabouchePouvoir et contre-pouvoir dans le théâtre de Sony Labou Tansi

 

11h00–1h15

Pausa para café | Coffee Break

11h15–12h15

Michela Zaccaria – Luigi Riccoboni alla Comédie Italienne: progetto disciplinare e disordine del gusto

 

 Monika Surma Gawlowska – Il ruolo delle Lettere nella Commedia dell’Arte

 

Stefania Sbarra – L’intreccio nel Principe di Homburg di Heinrich von Kleist tra politica ed estetica

 

 Cristina López Navas – Virtualización y creación escénica

Licínia Rodrigues Ferreira – Das invasões francesas às lutas liberais: vitórias políticas e feitos patrióticos celebrados em palco

 

Anna LeonePupi et guarattelle: deux esthétiques du Risorgimento

 

12h30–2h45

Sessão Encerramento | Closing session